Fechar

O QUE VOCÊ SABE SOBRE TERAPIA DE CASAL?

A terapia de casal está cada vez mais em evidência. Principalmente depois da pandemia, pois em função do isolamento os casais passaram a conviver mais e com isso apareceram os vários conflitos e divergências que não sabiam como resolver. E um ponto comum nos atendimentos de casais que realizo, observo que os problemas nos relacionamentos surgem em função de uma comunicação inadequada.

Dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB) mostraram que no período de janeiro a novembro de 2021, no auge da pandemia, foram registrados 76.671 divórcios, um crescimento de 16,8% em relação ao ano anterior. Mas no mesmo período de 2022, quando já não havia restrições e nem isolamento sociail, foram registrados 68.703 divórcios, representando uma queda de 10,4%, em relação a 2021.

A grande maioria dos casais que procuram a terapia de casal já estão em processo de separação e veem como uma última alternativa para continuarem juntos. Buscam ajuda para resolverem conflitos que estão vivendo na relação, pois geralmente há um excesso de atribuição e de falhas entre si. Naquele momento o relacionamento deixou de ser um fator positivo, um prazer e se tornou um fardo emocional.

Mas essa realidade está mudando. Hoje a terapia de casal é procurada por casais que buscam um início de relação tranquila, por aqueles que querem fazer ajustes nas expectativas ao longo de um relacionamento duradouro e até mesmo para um divórcio menos traumático.
Concentrando em construir um relacionamento mais forte e saudável. Isso pode envolver a exploração de interesses comuns, metas compartilhadas e estratégias para manter a intimidade e a conexão emocional. É usada também para abordar problemas específicos, como infidelidade, problemas de intimidade sexual, questões de controle, vícios e muito mais

O terapeuta de casal deve oferecer um ambiente seguro onde os parceiros possam expressar seus sentimentos, medos e preocupações sem julgamentos. Deve ser um mediador imparcial, para ajudar a equilibrar as perspectivas e emoções de ambos os parceiros. Focando em ações positivas e de comunicação para que o casal busque juntos resolver os conflitos, promovendo um melhor relacionamento.

E para finalizar gostaria de deixar uma sugestão de filme para vocês que se interessam sobre o assunto.
A História de Nós Dois (Bruce Willis e Michelle Pfeiffer). Está disponível no youtube.

Rosirene Aires
CRP 01/22561-DF

Por Rosirene Aires
em 8 de fevereiro de 2024

Artigos recomendados

Terapia

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

Depressão
Saúde mental

DEPRESSÃO E A FALTA DE LIBIDO DO HOMEM.

Saúde mental
Terapia

SAÚDE MENTAL MASCULINA E TERAPIA

Contato

rosireneaires.psicologa

Ed. Central Park | SCN Quadra 1 Bloco E, Sala 711 CEP 70.711-903 - Brasília-DF