Fechar

SAÚDE MENTAL MASCULINA E TERAPIA

A saúde mental do individuo costuma ser negligenciada, independente do gênero ou sexo. Mas os homens em sua maioria encontram inúmeras barreiras internas e externas em se tratando de cuidar de si mesmo, falar dos seus sentimentos, das dores e sofrimentos.

É primordial falar da saúde mental do homem, uma vez que o assunto ainda é cercado por julgamentos e discriminações, que na maioria dos casos impedem a externalização do que está sentindo.

Normalmente a solução mais fácil para eles é fugir de qualquer situação que possa expor sua vulnerabilidade emocional e psicológica. Afinal, são criados ouvindo que “homem não chora”, “homens tem que ser forte”, “homem tem que ser exemplo para os filhos”, dentre muitas outras expressões que são ensinadas ao longo do tempo, pois se comportar ao contrário é demonstrar sinal de fraqueza.

Sendo assim, eles resistem à ideia de procurar ajuda e fazer acompanhamento psicológico, por entender que é “coisa de mulher” e de “doido”. E muitas vezes sofrem sozinhos, sem saber administrar suas emoções, reagindo intensamente em situações estressantes.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Ideia (abril/2022) mostrou que 80% dos homens nunca fizeram terapia, mesmo que sofram com algum tipo de pressão psicológica, como ansiedade e depressão.

Apesar das transformações sociais e culturais que tem acontecido nos últimos anos, modificando o olhar sobre o papel do homem e da mulher na sociedade, ainda existem crenças e convicções que atrapalham o seu autocuidado.

É muito importante que os homens desenvolvam o autocuidado e o autoconhecimento, pois é a base de como ele se comporta no trabalho, em casa, relacionamentos, filhos, objetivos de vida, saúde, financeiro, dentre outros. Pois se eles não estão bem consigo mesmo, será mais difícil enfrentar essas questões sem um sofrimento maior, muitas vezes querendo fugir ou se isolar de tudo que lhe traga desconforto.

A busca pela terapia é um caminho para aprender a lidar com essa vulnerabilidade emocional e buscar novos comportamentos que promovam uma qualidade de vida melhor.

A terapia faz parte dos hábitos que promovem a manutenção da saúde mental masculina e feminina, assim como fazer atividade física, visitas periódicas ao médico, ter uma vida social ativa, hobbies e muitos outros comportamentos que fazem bem. É uma necessidade de todas as pessoas independente do gênero, da origem e da idade. Em qualquer momento da vida, você pode procurar ajuda para cuidar da sua saúde mental.

Sendo assim, ela é uma ferramenta que deve ser utilizada por todos para expressar seus sentimentos de forma produtiva, buscando um encontro efetivo do seu bem-estar.

Mas aqui vai uma curiosidade: nesses anos todos de atendimento, os homens que procuram ajuda na terapia vem inicialmente desconfiados, mas ao ser acolhido eles têm uma adesão ao processo terapêutico impressionante, pois percebem que estou ali para ajudá-los e não julgá-los.

Experimente! Peça ajuda para um profissional especializado. O olhar que o terapeuta tem sobre o contexto que você está inserido faz toda diferença no cuidado da sua saúde mental.

Rosirene Aires
CRP 01/22561-DF

Por Rosirene Aires
em 8 de fevereiro de 2024

Artigos recomendados

Depressão
Saúde mental

DEPRESSÃO E A FALTA DE LIBIDO DO HOMEM.

Terapia

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

Saúde mental
Terapia

SAÚDE MENTAL MASCULINA E TERAPIA

Contato

rosireneaires.psicologa

Ed. Central Park | SCN Quadra 1 Bloco E, Sala 711 CEP 70.711-903 - Brasília-DF